O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu – PREVINI, é o mais bem qualificado Regime Próprio de Previdência Social – RPPS entre os 92 Municípios do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro a implementar os requisitos do Pró-Gestão no Nível II.

A Secretaria de Previdência – SPREV, atualmente no Ministério da Economia, com fundamento na atribuição de exercer a orientação, supervisão e acompanhamento dos RPPS e estabelecer e publicar parâmetros e diretrizes gerais para sua organização e funcionamento, nos termos do art. 9º, I e II da Lei nº 9.717/1998, e objetivando auxiliar os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários e de uma maior transparência no relacionamento destes com os segurados e a sociedade, instituiu o PRÓ-GESTÃO RPPS.

O PRÓ-GESTÃO RPPS é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mostrando com transparência à sociedade as boas práticas de gestão previdenciária adotadas pelo Ente Federativo e o Instituto.

A Certificação Nível II pelo selo PRÓ-GESTÃO, demonstra que o Instituto com toda sua equipe vêm desenvolvendo e aprimorando cada vez mais seus serviços com excelência aos nossos servidores ativos, inativos, pensionistas e dependentes, com eficiência de atendimento, credibilidade, respeito e responsabilidade social, com administração transparente e eficaz do patrimônio, para o cumprimento das obrigações previdenciárias atuais e futuras e contribuir para a gestão fiscal responsável do Município.

O empenho de toda sua equipe para o cumprimento de todas as exigências nas diversas áreas do Instituto foi fator primordial para a conquista, tornando assim, o PREVINI o melhor RPPS Municipal certificado no nível II do Estado do Rio de Janeiro, atendendo todos os requisitos de gestão previdenciária relativo aos Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

“Mantemos uma parceria muito importante entre o poder executivo e o Previni. Receber essa Certificação é o reconhecimento de que as obrigações previdenciárias estão sendo cumpridas e a busca para oferecer a prestação de serviço de excelência aos nossos segurados”, afirma o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, que recebeu o certificado junto com o presidente do Instituto, Anderson Moreira.

A certificação do Pró-Gestão é fornecida em quatro níveis de aderência e tem validade de três anos. Segundo Anderson Moreira, o instituto já está aprimorando e adequando sua gestão para solicitar a recertificação nível três.

Atualmente o Previni conta com 4.300 servidores cadastrados. Entre os projetos institucionais desenvolvidos está a parceria com empresas de Nova Iguaçu, como farmácias, clínicas e universidades, que oferecem descontos aos aposentados, pensionistas e servidores ativos da PCNI.


  • Folha: 08/2019 - Disponível: 02/09/2019
  • (21) 2666 - 2200

    Atendimento Telefônico e Whatsapp
    Horário de Atendimento: 09h00 às 17h00
  • Contra Cheque Declaração de IRPF Consulta Processos
  • 1